Empresa de Psicologia – Como e Quando Abrir

Quando o profissional de psicologia começa a atuar, ele pode atuar como autônomo (profissional liberal) ou abrir empresa de psicologia
O que vai determinar qual dessas é a opção mais vantajosa, será o faturamento inicial.

Normalmente o profissional no início da carreira, só quer começar a trabalhar e exercer sua profissão, mas esse também é o momento importante para fazer contas e descobrir qual a forma mais econômica de recolher seus impostos.

Fazer essas contas é essencial para garantir que o profissional da psicologia aumente seus ganhos e pague menos impostos.

Para isso o psicólogo pode contar com a ajuda de um contador especializado para lhe ajudar a escolher a tributação correta e mais econômica para o início da sua vida profissional.

Vamos tratar aqui do passo a passo para abrir uma empresa de psicologia. Confira!

Profissional liberal ou abrir um consultório de psicologia? Qual devo escolher?

Qualquer atividade profissional no pais está obrigada a declarar e recolher impostos, e isso inclui os psicólogos.

O que acontece no começo da carreira profissional da maioria dos profissionais é que eles ignoram as obrigações e começam a trabalhar na informalidade.

O risco é muito grande porque você pode cair na malha fina e ter problemas com a Receita Federal. Isso significa prejuízos, impedimentos e uma perda desnecessária de tempo e dinheiro.

Para evitar esse transtorno, o profissional precisa ter consciência de que quando passa a ganhar a partir de R$ 1.998 por mês, precisa declarar e recolher seu imposto.

Na Pessoa Física, isso é feito por meio do carnê-leão, que é um programa da Receita Federal por meio do qual o profissional declara seus ganhos e despesas e paga o imposto mensalmente.

O imposto para o psicólogo Pessoa Física pode chegar a 27,5% de toda a sua renda. Além disso, ele tem que pagar até 20% de INSS.

Colocando na ponta do lápis, esse valor pode não compensar e o psicólogo pode acabar lucrando menos do que poderia se abrisse uma empresa.

Então vou abrir um MEI?

Qual é o melhor tipo de empresa para o psicólogo? Psicólogo pode ser MEI?

O MEI não inclui profissões que são regulamentadas por órgãos de classe, como é o caso dos psicólogos, que precisam se registrar no Conselho Regional de Psicologia, o CRP.

O governo criou o MEI para regulamentar várias profissionais que atuavam na informalidade, mas não incluiu os profissionais de psicologia.

Então, como abrir uma clínica ou consultório de psicologia?

É possível abrir empresa individualmente ou em sociedade. Sozinho, as possibilidades são: Empresário Individual e Sociedade Limitada Unipessoal.
Abrir uma Sociedade Limitada unipessoal é a opção mais vantajosa porque o psicólogo tem uma proteção dos seus bens como Pessoa Física.

Para abertura da empresa vamos usar o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 86503-03 para as atividades de psicologia e psicanálise.

Outra questão que influencia no valor dos impostos é o regime tributário em que a empresa de psicologia será inscrita.

Procure um contador para entender melhor as opções, que podem ser Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Passo a passo para abertura de empresa de psicologia

O primeiro passo para abrir uma empresa de psicologia é encontrar um contador especializado na área para te dar todo o suporte.

Um contador vai elaborar o contrato social da empresa, que é como se fosse a certidão de nascimento do seu negócio.

Após fazer o registro na Junta Comercial, será emitido o CNPJ pela Receita Federal. Logo após será emitido ao alvará de funcionamento na Prefeitura da sua cidade.

Com todas os registros e licenças em mãos é só fazer seu registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e comprar seu Certificado Digital.

Com tudo em mãos sua empresa já está pronta para começar e emitir notas fiscais, e começar a prospectar clientes, assim como se credenciar junto a planos de saúde.

Empresa Psicologia

Precisa de suporte para empresa de psicologia, conta com a Essencial Contábil

Abrindo sua empresa, o psicólogo vai pagar menos impostos, ter facilidade para obter crédito e poder ter um controle financeiro mais estruturado. Mas, para fazer tudo da maneira correta, o psicólogo precisa ter o suporte com uma contabilidade especializada na área da saúde.

A Essencial Contábil é especialista na abertura de empresas de psicologia e no suporte ao psicólogo empreendedor durante
toda a sua jornada.

Nossos especialistas fazem todo o processo de abertura da empresa para que o psicólogo não precise parar de clinicar para resolver as questões burocráticas. Além disso, podemos organizar suas finanças e cuidar de toda a sua gestão empresarial, inclusive direcionando a área trabalhista e fazendo folha de pagamento.

Cuidamos do registro de sua empresa no Conselho Regional de Psicologia e garantimos que você atue de forma legal pagando o menor imposto possível.

Entre em contato com nossos consultores e conheça todas as soluções que a Essencial Contábil oferece para seu consultório de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *