Gestão de compras na construção civil: como torná-la estratégica?

gestao-de-compras-na-construcao-civil

A construção civil é uma área que pode apresentar desafios muito complexos até mesmo para gestores experientes. Isso porque há muitas variáveis que devem ser consideradas para que um projeto da construção civil seja bem sucedido.

Uma dessas variáveis é a que trata das compras envolvidas em uma construção, de seu estoque e da utilização desses elementos em tempo hábil para as obras. 

Por isso, tendo em vista a importância desse tipo de logística, nossos especialistas prepararam um artigo sobre a gestão de compras na construção civil e como fazer para torná-la estratégica.

Se você tem dúvidas sobre esse tema, permaneça na leitura deste artigo conosco. Nossos especialistas têm excelentes dicas para o seu negócio!

Tenha uma boa leitura!

O que envolve uma gestão de compras na construção civil?

A gestão de compras é um conjunto de ferramentas indispensável para qualquer empreendimento que queira ter um controle maior sobre as entradas e saídas de suas mercadorias. 

Porém, quando se trata da construção civil, a importância deste tipo de serviço é muito maior.

Isso porque nestes empreendimentos há uma rotatividade muito grande de materiais, o que torna necessário a manutenção de um estoque. O estoque permite que, caso não haja um determinado material disponível imediatamente no mercado, a obra não fique parada.

Além disso, a gestão de compras na construção civil envolve um melhor cálculo de gastos com os materiais utilizados durante o processo de finalização do serviço. 

Leia também: Qual a importância da consultoria contábil para construção civil: como a Essencial Contábil pode ajudar seu negócio.

Por que todo empreendimento de construção civil deve ter uma gestão de compras?

Como dissemos, a valorização gerada por uma gestão de compras na construção civil se dá por esse controle maior de um dos setores mais importantes de uma obra. 

Esse monitoramento de um orçamento relativamente estabelecido gera um aumento no interesse de investidores, que podem programar melhor seus lucros.

Mas não é só isso. A gestão de compras na construção civil permite economizar uma quantia considerável do orçamento dedicado à obra, já que, com essa gestão, fica mais fácil negociar com clientes e fornecedores. 

Há ainda uma possibilidade maior de que a obra seja entregue no prazo, já que, como dissemos, o estoque sempre completo garante que a obra não ficará parada por falta de materiais. 

Leia também: Contabilidade para academias em São Paulo: conheça os diferenciais de uma contabilidade especializada.

Como tornar a gestão de compras na construção civil mais estratégica?

Agora que já falamos sobre o que envolve e qual a importância da gestão de compras na construção civil, vamos passar a um procedimento mais técnico, ou seja, de que forma você pode tornar a gestão de compras mais estratégica em seu empreendimento. 

Acompanhe conosco as dicas propostas por nossos especialistas!

Conte com uma carteira de fornecedores diversificada

Este é um dos principais pontos envolvidos em uma gestão de compras na construção civil. E é um dos principais porque, por meio de uma carteira de fornecedores diversificada, é possível sempre estar atento ao melhor produto, com a melhor qualidade e o preço mais barato. 

Hoje há muitos softwares que fazem o registro e até mesmo a atualização dos preços de fornecedores de maneira automática e, por isso, não é mais tão complicado criar uma carteira deste tipo.

Esses softwares permitem também que qualquer funcionário tenha acesso à lista de fornecedores e isso é importante para que essa função fique descentralizada, problema que ocorre em muitas empresas em relação à gestão de compras.

Faça uma pesquisa completa de preços e condições

Pesquisas de mercado complementam a dica acima, de ter uma carteira de fornecedores diversificada. A cada nova pesquisa, o ideal é que essa carteira fique maior e cada vez mais diversificada. 

Assim, com esse aumento, o empreendimento terá um bom nível de negociação entre os fornecedores de produtos da obra.

Mantenha parcerias com os fornecedores

Aqui entra uma dica de ouro de todo empreendimento e principalmente voltados para a construção civil. Com uma boa relação estabelecida com os fornecedores, é possível conseguir descontos em compras maiores e melhores condições de pagamento.

O segredo é sempre ter um bom relacionamento com todos os atores envolvidos no processo. Investir em bons funcionários, com experiência na área, então, é um diferencial.

Elabore um planejamento de compras

É comum que as empresas de construção civil tenham o hábito de fazer um planejamento bem elaborado do projeto em que irão atuar, mas isso nem sempre é tão comum em relação às compras da obra.

Por isso, deve-se ficar atento a este ponto: o planejamento de compras é fundamental para um bom controle financeiro do empreendimento.

Leia também: Lei Salão Parceiro: conheça a solução e como se adequar.

https://essencialcontabil.com.br/contato/

Conheça os serviços especializados da Essencial Contábil

Agora que você conhece as vantagens de se fazer uma gestão de compras na construção civil, saiba que você pode contar com a Essencial Contábil para contribuir com todas as etapas de sua empresa do ramo de construção civil.

Oferecemos um atendimento digital que busca atender às demandas de empreendedores com o objetivo de garantir a saúde financeira, fiscal e tributária de negócios de todos os portes.

Por isso, entre em contato com nosso time de especialistas e conheça os diferenciais oferecidos por nossa equipe. E, se você gostou deste texto, visite nosso blog e saiba mais sobre temas relevantes da área contábil. 

Siga também as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece na Essencial Contábil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights