A importância da Gestão de Pessoas nas empresas

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As empresas que ganham posição de destaque no mercado sabem o poder da valorização de seus colaboradores. Pesquisas demonstraram que negócios que investiram na gestão de pessoas experimentaram um crescimento da receita de até 682% num período de 11 anos. 

Para tanto, desenvolver um ambiente saudável contribui para mais engajamento dos colaboradores, melhora da comunicação interna, estímulo da criatividade, motivação e produtividade, além de criar um ambiente de mais liberdade para a partilha de boas ideias entre os grupos. 

Quer saber mais sobre a importância da gestão de pessoas nas empresas e como implementar o clima organizacional de seu negócio? Continue a leitura!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de estratégias que têm por objetivo promover o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho e criar mecanismos de estímulo e capacitação profissional para seus colaboradores. 

Dessa forma, a empresa consegue manter as equipes alinhadas com os objetivos e a cultura da empresa, gerando resultados de valor para funcionários, para o negócio em si e para o público consumidor. 

Para que a empresa consiga estruturar um plano estratégico eficiente de gestão de pessoas, é preciso realizar uma análise pormenorizada das necessidades de cada setor e dos indivíduos que o compõem e cruzá-las com os projetos da empresa, as necessidades de mercado e, só então, criar bases para uma real possibilidade contemplar todos esses aspectos em um projeto inteligente, elaborado em parceria entre a equipe diretiva e o setor de Recursos Humanos. 

Alguns do benefícios em se investir na gestão de pessoas nas empresas são: 

  • Crescimento interno; 
  • Retenção de talentos;
  • Aumento produtivo e qualitativo;
  • Redução de custos de produção;
  • Ganho credibilidade para a marca. 

Este modelo de gestão vem ganhando cada vez mais holofotes no empreendedorismo pelo potencial de implementar a qualidade nos negócios: estudos demonstram que  funcionários que trabalham motivados em uma empresa são 50% mais produtivos.

Quais as principais estratégias para implementar a gestão de pessoas em sua empresa?

A esta altura, você já deve ter percebido que a Gestão de Pessoas nas empresas amplifica seus resultados, fomenta o desenvolvimento interno e favorece a escalabilidade dos negócios.

Confira agora as principais estratégias para criar ações de melhoria da gestão de equipes em sua organização. 

Institua uma pesquisa de clima

A pesquisa de clima consiste no estudo, junto às equipes e, principalmente, seus membros, de modo individualizado, sobre sua percepção sobre a compreensão dos objetivos do negócio, de sua participação no processo e do modo como se sentem no ambiente profissional. 

O ideal é que seja realizada com regularidade, a fim de que se tenha dados consistentes para corroborar entre si e apurar os avanços dos projetos de melhoria do clima e gestão de pessoas colocados em prática. 

Invista em qualificação

Investir na capacitação interna é uma excelente estratégia de gestão de pessoas nas empresas, pois assegura a melhora qualitativa dos processos operacionais na totalidade e cria bases para uma projeção profissional de seus colaboradores, criando estímulo para a busca de melhoria contínua por iniciativa dos próprios indivíduos. 

Esse processo nem sempre precisa ser realizado a partir do investimentos em treinamentos externos. Uma estratégia que gera grande engajamento é realizar treinamentos ministrados pelos próprios talentos internos. Isso implementa a comunicação interna, o engajamento e a percepção de valorização pessoal dos colaboradores. 

Entretanto, vale a pena investir em cursos com uma didática mais profissional.  Estabelecer  parcerias com empresas de formação na sua área de competência é sempre uma boa tomada de decisão. 

Crie uma cultura de feedbacks

Para uma gestão de pessoas que fomente um crescimento bem orientado e acelerado em seu negócio, crie uma cultura de feedbacks. Crie uma rotina organizada  de avaliação e reuniões para feedbacks individuais e para equipes. 

Este processo é saudável para tornar mais eficaz a resolução de gargalos operacionais, bem como para balizar os funcionários – e times –  no caminho do crescimento, apontando seus pontos fortes e aspectos a serem aprimorados. 

Estimule a Comunicação interna

A comunicação interna é uma das principais ferramentas para manter as equipes alinhadas e as operações seguindo na direção correta dos objetivos da empresa.

Em qualquer empresa, é o ponto-chave ao analisar o desempenho dos negócios. Precisa se dar de modo profissional e linear entre todos os colaboradores.

Esta medida contribui para a gestão de pessoas ao criar uma transparência das ações da empresa, a participação de cada um no processo, bem como seu contributo para a conquista dos objetivos organizacionais. 

O papel dos gestores é de importância central na implementação, multiplicação e conservação desta cultura. 

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