O desequilíbrio financeiro é um dos principais motivos de insucesso nos negócios. Muitos empreendedores talentosos acabam não prosperando nos negócios por imprecisões na hora de aferir resultados contábeis da empresa ou planejamento sem base em dados.
Por isso, os indicadores contábeis e financeiros são as principais ferramentas para orientar a gestão na hora de administrar recursos de curto a longo prazo e projetar planos efetivamente funcionais para o crescimento da empresa.
Quer saber mais sobre o que são indicadores contábeis e financeiros, qual a importância deles e quando utilizá-los? Continue a leitura do artigo que preparamos para você!
O que são indicadores contábeis e financeiros de uma empresa?
Bastante conhecidos no mercado financeiro com KPIs – sigla para Key Process Indicators – os indicadores contábeis e financeiros são métricas de avaliação de desempenho econômico de uma empresa.
Constituem-se a partir de análises de diferentes demonstrativos financeiros do negócio, como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o Balanço Patrimonial, dentre outros, normalmente obrigatórios para a gestão da maioria dos formatos empresariais.
Eles podem ser táticos – quando se objetivam a avaliar o desempenho de projetos de grande porte ou planos de longo prazo – ou operacionais, quando seu objetivo é medir a produtividade e qualidade técnica de atividades rotineiras e de base da empresa.
Dessa forma, os Indicadores contábeis e financeiros têm grande importância sobre a elaboração de estratégias para a execução de projetos, promover o crescimento da empresa, controlar o endividamento, dentre outros.
Qual a importância dos contábeis e financeiros para os negócios?
Para que uma empresa apresente crescimento no mercado ou mesmo se mantenha competitiva a longo prazo, é preciso que a gestão possua dados consistentes antes para balizar tomadas de decisão assertivas na administração de finanças.
É neste sentido que os indicadores contábeis e financeiros apresentam um diferencial para o desempenho dos negócios.
Os KPIs financeiros têm grande importância para o desempenho econômico de uma empresa, pois demonstram a proporção de custos e despesas incidentes sobre as contas a receber e propiciando uma identificação realista da situação dos caixa da empresa.
Para tanto, eles são desenvolvidos sob categorias diversas, cada uma com ênfase na apuração de diferentes aspectos de um negócio. Dessa forma os indicadores podem ser de:
- Liquidez Corrente: avaliam a capacidade da empresa quitar débitos a curto prazo;
- Lucratividade e Rentabilidade: apuram os lucros do negócio a partir do patrimônio líquido;
- Atividade: medem o período de conversão das contas em vendas ou caixa;
- Valor de Mercado: avaliam a reputação de um negócio a partir do valor de suas ações;
- Estrutura de Capital e Endividamento: calculam a proporção de endividamento a longo prazo e subsidiam projeções de desempenho das finanças de uma empresa.
Quais os tipos de Indicadores contábeis e financeiros mais utilizados?
Agora que você já compreende o que são os KPIs financeiros e qual a importância destes indicadores para a gestão da saúde dos negócios e criação de planos tangíveis para o negócio, confira os principais modelos utilizados no mercado.
Indicadores de liquidez
Este indicador contábil indica se o faturamento gerado pelas vendas de produtos ou serviços geram receita suficiente para quitar dívidas da empresa.
O índice de liquidez é eficaz para medir o crédito da empresa. Sua aferição pode ser realizada por meio da seguinte equação:
- (Valor em Caixa + Contas a Receber) ÷ Passivo Circulante
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio – também conhecido como break even – identifica qual o volume de capital necessário para que a empresa custeie todos os gastos operacionais necessários para se manter em funcionamento.
Dessa forma, faturamento acima deste valor representa o lucro. Abaixo, significa que uma empresa está operando no vermelho. A fórmula para calculá-lo é:
- (Despesas fixas + Custos + custo de oportunidade) ÷ (margem de contribuição unitária) = Ponto de Equilíbrio econômico
Capital de giro
O capital de giro é um indicador contábil que demonstra o quanto resta em dinheiro no caixa da empresa após liquidar passivos, como aluguel, energia elétrica, impostos, por exemplo.
Base de dados para tomadas de decisão de curto prazo, ele é aferido por meio do seguinte cálculo:
- Ativos circulantes – passivos circulantes = capital de giro líquido
Ticket médio
Este indicador financeiro é muito eficiente para calcular o valor médio de cada serviço, produto – ou, em alguns casos, clientes – de modo isolado e em um determinado período.
Este KPI dá base para decidir em quais projetos investir, quais dependem de modificações estratégicas ou mesmo precisam ser descontinuados.
Seu cálculo se dá pela seguinte fórmula:
- faturamento total do período ÷ total de vendas realizadas
Agora que você já conhece alguns dos indicadores contábeis e financeiros mais eficientes do mercado e a quais propósitos de negócio eles atendem, que tal obter uma contabilidade especializada para implementar esta ferramenta em seu negócio?

Conte com o suporte da Essencial Contabilidade!
Somos uma contabilidade especializada na prestação de serviços digitais para negócios de qualquer porte, segmento ou atividade.
Conte com nossos consultores especializados para uma análise pormenorizada dos objetivos e necessidades de sua empresa e para a definição dos mais eficientes Indicadores contábeis e financeiros para implementar os resultados de sua empresa.
Entre em contato e conheça nossas soluções!
Gostou deste artigo? Leia mais em nosso blog e siga nossas redes sociais para mais conteúdos do gênero!
Continue navegando: Planejamento Tributário para Prestadores de Serviços: dicas essenciais para o sucesso.